quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mousse de Chocolate

















Para finalizar um bom jantar, que tal uma boa mousse? Vou ser sincera, não sou fã de mousse de chocolate e nunca tinha feito, o que me fez estar constantemente a questionar se correria bem ou não esta receita. A minha amiga Filipa, tranquilizou-me quando disse que existem tantos tipos de mousse com tantas texturas diferentes que a minha parecia perfeitamente bem. Como não costumo comer pareceu-me saborosa, fresca e delicada. É uma boa receita para jantares de amigos, rende e satisfaz!

(15min - 1 hora)
Fácil
***
MOUSSE DE CHOCOLATE - R#4218 - pg.947

Chocolate de tablete - 200g
Açúcar - 5 c. sopa
Ovos - 6
Manteiga sem sal - 1 c. sopa
Vagem de Baunilha - 1 (utilizar apenas o interior da vagem)
Côco ralado - facultativo

Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Bater as gemas com o açúcar, adicionar a baunilha e incorporar ao chocolate, levando ao lume brando para envolver tudo, mexendo constantemente. Deixar arrefecer e posteriormente ligar com as claras em castelo. Pode-se servir com côco ou amêndoa torrada povilhada em cima.




Porco Agri-doce com Ananás

















O segundo prato do jantar de amigos foi mais arriscado, até porque muitos não gostam de coisas doces misturadas com coisas salgadas. No entanto todos gostaram e ficou muito saboroso. Para que corra tudo bem é necessário que a carne fique o tempo suficiente a refogar para que fique macia, porque rija estragará completamente o prato.
(15min - 1 hora)
Fácil
***

PORCO AGRI-DOCE COM ANANÁS - R#1774 - pg.428

Porco cortado em cubos - 1 kg
Farinha - 60g
Ovo - 1
Vinagre branco - 2,5 dl
Açúcar amarelo - 50g
Melaço de cana - 2 c. sopa
Tomates sem peles nem sementes em tiras - 2
Pimentos verdes em tiras - 2
Lata de ananás - 1
Maisena - 2 c. sopa
Água, óleo, sal e pimenta q.b.

Bater a farinha num 1 dl de água com o ovo e depois acrescentar a carne. Envolver e fritar em óleo. À parte, num tacho, ferve-se o açúcar, o vinagre, o melaço e 4 dl de água. Junta-se os tomates e depois deixa-se ferver por 10 minutos em lume brando. Acrescentar posteriormente a maisena dissolvida em 5 colheres de sopa da calda de ananás e mexer até ligar tudo. Depois junta-se a carne, os pimentos e o ananás cortado em cubos ao caldo. Tempera-se com sal e pimenta, tapa-se, e deixa-se ferver em lume brando até a carne ficar tenra.

Empada grande de Galinha



















Continuando o menu do jantar de amigos, esta foi uma receita que adorei fazer e amei comer, é tão bom quando vemos que conseguimos fazer o que adoramos comer! A minha mãe sempre fez uma empada grande deste género que adoro, o importante é o recheio, que neste caso ficou delicioso. (Peço desde já desculpa pela fotografia, que não mostra o essencial, mas estava com tanta fome que não tirei nenhuma imagem de jeito...). A receita acrescenta molho bechamél ao recheio mas achei desnecessário pela gordura que acrescenta ao prato, em vez disso acrescentei um pouco de natas de soja, apenas para humedecer mais o preparado.
(15min - 1hora)
Médio
****
EMPADA "MONSEIGNER" - R#2397 - pg.592

Galinha guisada (receita a seguir)
Massa (receita a seguir)
Natas de Soja - 1,5 dl
Gema de Ovo e Banha - q.b.

Estender metade da massa e forrar uma forma previamente untada com banha. Encher com a galinha desfiada, posteriormente as natas e cobrir com a outra metade da massa estendida. Picar a tampa de massa com um garfo e pincelar com a gema de ovo. Levar ao forno médio até alourar.

GALINHA GUISADA com vinho da Madeira - R#2050 - pg.497

Galinha - 1
Cebola picada - 1
Aipo em rodelas - 3 talos
Cenoura picada - 1
Alho picado - 1
Toucinho - 4 tiras
Margarina - 1 c. sopa
Louro - 1 folha
Farinha - 2 c. sopa
Queijo ralado - 1 c. sopa
Vinho da Madeira ou Porto - 2 cálices
Água, sal e pimenta q.b.

Num tacho refogar o toucinho, a margarina, a cebola, o aipo, a cenoura, o alho, o louro e a galinha até esta ficar dourada. Povilhar com a farinha e deixar fritar mais um pouco. Depois adicionar o vinho e cobrir com água a ferver, temperar com sal e pimenta, tapar e deixar estufar. Quando a carne estiver pronta retirar os pedaços e reservar. No molho adicionar uma colher de farinha dissolvida num pouco de água e o queijo ralado e mexer até ferver. Adicionar a galinha e está pronto a servir. (No caso da receita de empada a galinha foi desfiada e depois adicionada ao molho).

MASSA PODRE PARA EMPADAS - R#2369 - pg.587

Farinha - 400g
Banha - 125g
Ovo - 1
Sal - 1 c. chá rasa
Água gelada q.b.

Peneirar a farinha com o sal para uma tigela, fazer um buraco no centro onde se acrescenta o ovo e a banha. Desmancha-se a gordura com os dedos e vai-se amassando rapidamente e acrescentando água aos poucos de modo a fica uma massa que se desprega das mãos e da taça. Depois forma-se uma bola e deixa-se descansar no frigorífico durante 1 hora com um pano húmido por cima.

Salada de Alface e Agrião


















Embora seja para um jantar de amigos é sempre preciso um verdinho para disfarçar e fazer parecer uma noite mais saudável. Esta é daquelas receitas super-hiper-mega fáceis do livro, boa para ajudar a cumprir a minha aposta.
(-15min)
Fácil
***
SALADA DE ALFACE E AGRIÕES - R#2893 - pg. 691

Misturar alface com agrião e temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta.

Sangria de Morangos

















Ainda para o jantar, decidi fazer uma Sangria porque é barata e rende muitos copos para todos! Esta Sangria de Morangos é diferente das que estamos habituados mas é muito boa e fresca, mas acho que falta alguma acidez, a receita propõe açúcar mas não achei necessário.
(15min - 1hora)
Fácil
***
SANGRIA DE MORANGOS - R#4888 - pg.1070

Morangos - 200g
Vinho tinto - 1,5 l
Laranjas - 2
Ginjinha - 2 cálices
Groselhas - 1 c. sopa
Gasosa - 2 l

Triturar os morangos e misturar com todos os outros ingredientes menos a gasosa. Deixar no frigorífico e na hora de servir coar e misturar a gasosa. (No meu caso não coei mas ficou boa na mesma)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Bavarois de Morango

















Fui convidada para ir almoçar à casa de uma amiga e decidi levar uma sobremesa. O sol de primavera já está a raiar e estamos na época dos morangos. Pareceu-me a oportunidade ideal para fazer um doce fresco com morangos, que neste caso, pude fazer de véspera e deixar pronto. Ficou muito saboroso e penso que dá para inventar e experimentar com outras frutas (framboesas, uvas, amoras, maracujá...)

(mais que 1 hora)
Fácil
****
MOSCOVITA DE MORANGOS ("Bavarois" de Morangos) - R#4356 - pg.973

Morangos sem pés - 300g
Açúcar - 200g
Gelatina em pó neutra - 28g
Leite - 1/2 l
Natas - 2 dl
Água fria - 1dl
Morangos para guarnecer, q.b.

Bater os morangos (na varinha mágica, liquificador, etc.), depois peneirar e reservar. Num tacho levar leite com açúcar e mexe-se para o derreter. Amolecer a gelatina na água e adicionar ao tacho. Mexer até dissolver, retirar do lume e juntar o puré dos morangos. Mete-se no frigorífico durante uma hora para engrossar um pouco, tirar e juntar as natas levemente batidas. Deitar nas formas e levar ao frigorífico até ficar firme.

Bifes de Porco "atrevidos"


















De atrevidos não sei bem o que estes bifes têm, só se for as gordurinhas que esta receita leva. No entanto é uma receita fácil, bem temperada, que rende bem para uma boa jantarada com amigos.

BIFES DE PORCO ATREVIDOS - R#1746 - pg.422

Bifes de porco - 6
Banha - 1 c. sopa
Margarina - 1 c. sopa
Cebola picada - 1
Alho picado - 1
Vinho branco seco - 2 dl
Caldo de carne - 1 dl
Sal, pimenta e molho inglês q.b.

Bater os bifes, temperar com sal e pimenta e salteá-los na banha. Depois de alourados, diminuir o lume, retirar os bifes, juntar a cebola, o alho, o vinho e o caldo, deixando ferver até reduzir o líquido até metade. Meter os bifes de novo dentro da frigideira, tapar e deixar ferver 10 minutos. Finalmente colocar molho inglês a gosto e servir.

Arroz Crioulo

















Receita boa e fácil? Sim. O que correu mal? O sal! Ou melhor, a falta dele... Não há dúvida que a falta de sal na comida faz com que ela perca toda a vida. No caso desta receita, no entanto, não foi assim tão crítico, mas já sabem, não se esqueçam do tempero e de irem provando sempre que cozinham. Este foi um prato feito como acompanhamento, mas penso que pode ser um prato por si só.
(15 min a 1 hora)
Fácil
***
ARROZ CRIOULO - R#2244 - pg.554

Arroz - 400g
Fiambre em tiras - 200g
Toucinho ou Bacon picado - 50g
Cebola grande picada - 1
Alho picado - 1
Banha - 1 c. sopa
Água - 7,5 dl
Manteiga, sal e malagueta, q.b.

Num tacho, refogar a cebola, o alho, o toucinho e a banha. Quando dourado juntar o arroz e mexer até este ficar loiro. Temperar com sal e malagueta a gosto. Adiciona-se a água, mexer, deixar ferver 2 minutos e levar ao forno destapado durante 15 minutos. Servir com fiambre frito em manteiga.

Lulas grelhadas

















Quem disse que refeição rápida tem de ser muito calórica? Há dias em que chegamos a casa cheios de fome e só queremos algo rápido. Aqui está um exemplo de uma receita equilibrada e rápida. Se quiserem podem tirar a manteiga.
(menos que 15min)
Fácil
***
LULAS GRELHADAS - R#1514 - pg.360

Lulas pequenas, azeite, sal, pimenta, salsa, manteiga derretida, sumo de limão q.b.

As lulas devem ser limpas, separados os tentáculos e retirar do seu interior a "espinha". Untá-las com azeite, povilhar com sal e pimenta e grelhar. Servir com molho de manteiga derretida misturada com o sumo de limão e com a salsa picada.

Chamuças

















Eu adoro Chamuças! Sempre pensei que seria algo muito difícil de fazer e confesso que não foi fácil apanhar o jeito. O recheio é delicioso, fácil e permite variações de acordo com o que temos em casa. A massa é o mais complicado desta receita. Seguindo as indicações do livro, que não são muito fáceis de compreender por ter apenas 3 imagens e muito texto, acabei com umas chamuças de massa muito grossa e densa. Desta feita, encontrei no Youtube um vídeo indiano que explica de modo muito similar ao do livro como fazer as chamuças, seguindo o vídeo compreendi e saíram muito bem! Adorei!

(mais do que 1 hora)
Média
****

CHAMUÇAS DE CARNE PICADA - R#2427 - pg.600

Massa:

Farinha - 280g
Sal - 1 c. chá
Óleo - 3 c. sopa
Água - 200ml

Para ver o vídeo de Xawaash da receita de massa de chamuças clique aqui.

Recheio:

Carne de vaca picada - 500g
Cebola picada - 2
Alhos picados - 3
Tomate pequeno - 1
Óleo - 1 c. sopa
Coentros em pó - 1 c. chá
Gengibre em pó - 1 c. chá
Cominhos em pó - 1 c. chá
Pimenta Caiena - 1 c. chá

Refogar a carne sem nada até secar. Depois adicionar todos os outros ingredientes menos a cebola e os alhos. Mexe-se durante algum tempo em lume brando, adiciona-se a cebola e os alhos e continua-se a mexer até a cebola ficar transparente.

sábado, 5 de abril de 2014

Madalenas da Loló
































Há dias em que o café pede desesperadamente por um doce para acompanhar (ou então é só uma desculpa para comer um docito). Seja como for, era fim de semana, estava sol e tinha acabado de comprar a minha primeira forma de queques (ou madalenas ou para o mais famoso cupcake). Assim sendo, fiz umas madalenas muito simples mas muito saborosas para acompanhar o meu cafézito. 

MADALENAS DA LOLÓ - R#3273 - pg. 758

Farinha - 125g
Açúcar - 150g
Manteiga - 60g
Ovos - 3
Canela em pó - 1 c. café
Fermento em pó - 1 c. chá rasa

Bater as gemas com o açúcar e depois juntar a canela, manteiga derretida e a farinha peneirada com o fermento. Depois de bem batido envolver as claras em castelo e cozer em tabuleiro de madalenas untado em forno com 180º (cerca de 40min).

(15min - 1 hora)
Fácil
***

Frango no tacho à francesa com Arroz de Açafroa

















Dia de chuva e vontade de comida confortante? Um bom frango guisado faz o serviço, ainda por cima de for acompanhado com arroz de açafroa trazida dos Açores. Este é um dos pratos que nos leva de novo à casa da mamã. O arroz pode ser feito com açafrão (1 c. café) mas eu usei a açafroa dos Açores (1 c. rasa de sopa).

FRANGO NO TACHO À FRANCESA - R#2030 - pg.491

Frango - 1
Margarina - 1 c. sopa
Farinha - 2 c. sopa
Caldo de galinha - 2dl
Vinho branco - 1 dl
Cenouras em rodelas - 3
Cebolas picadas - 2
Natas - 1 dl
Gema de ovo - 1
Salsa, sal e pimenta, q.b.

Num tacho corar o frango em pedaços na margarina. Tapar o tacho e deixar durante 5min em lume brando. Depois polvilha-se com a farinha e mexe-se para fritar ligeiramente. Juntar o caldo e o vinho, as cenouras, cebolas, a salsa picada e tempera-se com sal e pimenta, tapa-se e deixa-se ferver em lume brando até a carne ficar tenra. Retirar o frango e passar a varinha mágica para que o molho fique homogéneo, junta-se a nata e a gema de ovo, aquece-se e retifica-se os temperos.
(15min - 1hora)
Fácil
****

ARROZ AMARELO - R#2223 - pg.547

Arroz - 300g
Caldo de galinha - 7,5 dl
Margarina - 1 c. sopa cheia
Açafroa - 1 c. sopa rasa
Sal q.b.

Fritar num tacho o arroz na gordura até ficar bem dourado. Juntar a açafroa e mexer um pouco e depois o caldo, o sal e quando começar a ferver, tapar o tacho e deixar ferver em lume brando durante 15min e posteriormente deixar descansar durante 5min ainda com o tacho tapado.
(15min - 1hora)
Fácil
****

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Manteiga de Salsa e Limão e Pasta de Fiambre

















Todos os meus amigos sabem o quanto adoro receber, juntar o pessoal em torno de comida e bebida e ficar a dar risadas até cansar! Aqui está o primeiro menu de muitos que espero vir a apresentar aqui neste blog: Para pitar antes do jantar, uma manteiga de salsa e limão e uma pasta de fiambre para barrar em pão e torras. 
(-15min)
Fácil
***
MANTEIGA "MAÎTRE D'HOTEL" - R#263 - pg.79

Manteiga - 100g
Limão - sumo de metade de 1
Salsa picada - 1 molho
Sal e pimenta, q.b.

Amolecer a manteiga e bater com os restantes elementos.
(-15min)
Fácil
***
PASTA FIAMBRE - R#277 - pg.80

Fiambre - 100g
Manteiga - 50g
Ovos mal cozidos - 2
Mostarda Dijon, q.b.

Passar o fiambre e ovos pelo triturador e amassar com os outros ingredientes.

terça-feira, 25 de março de 2014

Beringelas no forno


Tão simples, tão bom! Uma entrada ou um acompanhamento leve, rápido e gostoso. O truque está no modo como se prepara a beringela. Ela deve ir ao forno seca e para isso acontecer deve-se cortar a meio, temperar com sal fino e deixar repousar durante meia hora. Deste modo ela irá perder água e posteriormente é só secar com papel de cozinha e está pronta para o tempero.

BERINGELAS NO FORNO - R#2667 - pg.648

Beringelas, azeite, alhos, oregãos, sal e pimenta q.b.

Esmagar no almofariz os alhos, o sal, a pimenta e os oregãos. Abrir três golpes nas metades das beringelas e colocar em cada cavidade um pouco da pasta. Levar ao forno em tabuleiro untado com azeite e cobertas com um fio de azeite.

(15min - 1 hora)
Fácil
****

segunda-feira, 24 de março de 2014

Arroz com Atum

















Que delícia de almoço rápido! Todo o jovem estudante sabe que atum é algo essencial na nossa reduzida despensa, cá em casa não é diferente. O bem conhecido esparguete com atum costuma ser a opção rápida para quando não se tem paciência para cozinhar. No entanto, com esta receita rápida inovei, adorei e acabei apreendendo duas coisas novas! A primeira foi um novo método de fazer arroz, em que fica muito mais solto e gostoso. A segunda é que fazer molho de tomate caseiro é super fácil, rápido e delicioso. Deste modo "despachei" três receitas do livro!

ARROZ BRANCO - R#2232 - pg. 551

Arroz (de preferência agulha) - 400g (quantidade para a receita de arroz com atum)
Água - 3l (o máximo que der na sua maior panela)
Sal - 2 c. sopa

O truque deste arroz é que ele coza numa grande panela de água a ferver, de modo a ficar bem solto e perder a sua goma. Assim sendo é só deixar a água ferver com o sal. Deitar o arroz e deixar cozer. Quando estiver cozido mas ainda um pouco rijo deitar uma chávena de água fria para parar a cozedura e escorrer rapidamente. 
(-15min)
Fácil
****
MOLHO DE TOMATE - R#221 - pg.73

Tomates - 3
Cebolas - 4
Azeite - 1 c. chá
Açúcar - 2 c. chá
Margarina - 1 c. sopa
Salsa - 1 ramo
Sal - q.b.

Pôr num tacho os tomates e as cebolas cortados em pedaços, com todos os restantes ingredientes menos a margarina. Tapar o tacho e deixar cozer em lume brando até cozerem (cerca de 10min). Depois passar a varinha mágica e deixar engrossar. Retificar o sal e acrescentar a manteiga, envolvendo até derreter e está pronto!
(15min - 1 hora)
Fácil
*****

ARROZ COM ATUM - R#2226 - pg.550

Atum de conserva - 2 latas
Arroz branco - 1 receita
Molho tomate - 1 receita

Colocar o atum escorrido no molho de tomate e depois o arroz branco, envolver tudo e está pronto a servir.
(-15min)
Fácil
****

Bacalhau Carilado com Esparregado


Diferente e saboroso, este Bacalhau Carilado é uma óptima receita para aproveitar restos de bacalhau desfiados. Quase uma caldeirada, é uma receita que rende bastante e que decidi acompanhar com esparregado (uma das minhas comidas favoritas). Uma comida para um dia frio e chuvoso como o de ontem, que até se pode comer à colher.

BACALHAU CARILADO - R#1054 - pg. 237

Bacalhau demolhado e desfiado - 400g
Batatas - 3 grandes
Cebola picada - 1
Alho picado - 1
Alho - francês cortado às rodelas - 1
Aipo - 1 talo picado
Azeite - 2 c. sopa
Tomilho seco - 1 c. café
Concentrado de tomate - 1 c. sopa
Água de cozer o bacalhau, 4 dl
Sal, pimenta, salsa, caril em pó e piri-piri q.b.

Cozer o bacalhau em 1/2 l de água a ferver e logo que levantar fervura, escorrer e guardar a água. Aquecer o azeite num tacho, juntar a cebola, o alho, o alho-francês e o aipo e refogar até a cebola ficar transparente. Povilha-se com o tomilho, a pimenta e o caril e adicionam-se as batatas em rodelas grossas. Deita-se a água de cozer o bacalhau e o tomate. Mexer bem e tapar, ficando a ferver em lume brando até que as batatas fiquem quase cozidas. Nesta altura, junta-se o bacalhau, deixa-se acabar de cozer, tempera-se com piri-piri, rectifica-se o sal e serve-se com salsa picada.

(15min - 1 hora)
Fácil
****

ESPARREGADO DE ESPINAFRES - R#2767 - pg.667

Espinafres - 1 molho
Margarina - 1 c. sopa
Farinha - 1 c. sopa
Leite, sal e noz-moscada q.b.

Cozer os espinafres em pouca água com sal. Quando começar a ferver, escorrer e espremer para retirar bem a água. Desfazer a gordura com a farinha num tacho até formar uma pasta, acrescenta-se leite quente aos poucos (a quantidade vai depender do quão grosso se quer o molho). Retifica-se o sal e uma pitada de noz-moscada e acrescenta-se os espinafres. Passar a varinha-mágica e está pronto!

(-15min)
Fácil
***

Bolo-Podre

















Esteve uma tarde solarenga este sábado passado e um bolo solto e leve era aquilo que pretendia. De entre as 295 receitas de bolos que o livro possuí, penso que esta foi uma escolha acertada, com ingredientes que nunca tinha usado e óptima para acompanhar o café. No entanto é um bolo muito seco e leve, pede algo húmido, uma cobertura ou um recheio. Existem duas versões da receita no livro, fiz um misto das duas.

BOLO-PODRE - R#3788 - pg.857

Farinha - 250g
Açúcar - 70g
Mel - 1dl
Azeite - 2dl
Limão - raspa da casca de 1
Aguardente - 1 c. sopa
Ovos - 3
Fermento em pó - 2 c. chá

Bate-se o açúcar com as gemas até esbranquiçar. Adiciona-se posteriormente o mel, o azeite, a casca de limão, a água ardente e aos poucos e poucos a farinha peneirada com o fermento. No final incorporar as claras em castelo. Levar ao forno de 180º em forma de diâmetro de 20cm untada.

(15min - 1hora)
Fácil
**



Spaguetti alla Carbonara

















Sabem aqueles dias que só se quer uma coisa gostosa rápida e pouco saudável? Era exatamente assim que estava antes de ontem, quando cozinhei esta Carbonara, uma receita que já tinha feito, embora de modo um pouco diferente desta. Na receita propõe toucinho fresco, foi o que usei, mas se quiserem usar bacon também serve. Cada um coze a massa como prefere, mas para mim sempre "al dente"!

"SPAGUETTI ALLA CARBONARA" - R#2327 - pg. 576

Esparguette - 350g
Toucinho - 100g
Azeite - 1 c. sopa
Gemas de ovos - 4
Sal, pimenta preta, parmesão ralado e natas q.b.

Levar o toucinho/ bacon com o azeite num tacho ao lume até derreter a gordura e dourar. Ao mesmo tempo cozer a massa em água a ferver com sal até ficar "al dente". Bater as gemas com um pouco de natas (consoante o quão líquido queres o molho - eu coloquei 1 colher de sopa). Tempera-se com pimenta e queijo parmesão ralado. Escorrer o esparguete, mas não muito e colocar no tacho do toucinho, envolvendo tudo. Retirar do lume e ligar com as gemas. Serve-se imediatamente com queijo ralado por cima.

(-15min)
Fácil
****


sexta-feira, 21 de março de 2014

Pãezinhos da Dora


















Pequeno almoço para dois, rápido, fácil e muito saboroso! Têm uma textura leve e crocante, desfazem-se facilmente e parecem-se mais com scones do que pães. Esta receita deu para 4 pãezinhos.

PÃEZINHOS DA DORA - R#4741 - pg.1048

Farinha - 10 c. sopa
Manteiga - 2 c. sopa
Açúcar - 1 c. sopa
Fermento em pó - 1 c. sopa
Sal, gema de ovo e leite q.b.

Peneirar a farinha, o açúcar, o fermento e uma pitada de sal, para dentro de um tigelão, juntar a manteiga à temperatura ambiente e amassar, acrescentando leite aos poucos, o quanto necessário para formar uma massa uniforme (usei cerca de 3 c. sopa). Formar 3 bolinhas ovais e colocar num tabuleiro untado e enfarinhado, pincelar com gema de ovo e levar ao forno até alourar.

(-15min)
Fácil
****

Tarte de Laranja


















Esta é uma tarte muito saborosa e um doce muito fresco, óptimo prato para a Primavera que agora começou. A receita original propõe um merengue como cobertura, mas a tarte já ficou tão doce que abdiquei do mesmo. Dependendo da doçura das laranjas, o recheio ficará mais ou menos doce. O mais difícil da receita é a massa, um tipo de massa quebrada.

"Nota: Regras para fazer massa quebrada:
1. pesar os ingredientes com exatidão
2. gelar tudo, ingredientes e utensílios
3. ligar os ingredientes do modo mais leve possível, amassando o menos possível"

MASSA QUEBRADA À AMERICANA com manteiga ou margarina - R#2351 - pg.584

Farinha - 220g
Margarina (ou manteiga) - 150g
Água e sal - q.b.

Peneirar a farinha com o sal e colocar no frigorífico, bem como o resto dos ingredientes, duas facas e um garfo. Passado uma hora colocar a farinha sobre a pedra e a manteiga em cima. Com auxílio das facas, cortar a manteiga sobre a farinha, até ficar um farelo. Aos poucos borrifar a farinha com água gelada, até formar uma bola, que se põe no frigorífico durante meia hora, bem como o rolo da massa. Depois é só estender a massa, rapidamente com o rolo e colocar sobre a tarteira. Colocar um papel vegetal por cima e feijões secos para que a massa coza uniformemente e leva-se ao forno durante 5 minutos. Depois retira-se o papel e os feijões e deixa-se cozer durante mais 10 minutos, ou até alourar.

(+1 hora)
Média
***

TARTE DE LARANJA - R#3983 - pg.902

Receita de massa quebrada
Açúcar - 200g
Sumo de laranjas naturais - 3 dl
Maisena - 3 c. sopa
Gemas de ovos - 2
Manteiga - 2 c. sopa

Dissolver o açúcar e a maisena no sumo e leva-se a lume brando. Quando começar a ferver, mexer e deixar durante 1 minuto. Deixar arrefecer durante um pouco e adicionar as gemas batidas, voltando a levar o lume durante mais 1 minutos. Depois com o lume apagado envolve-se com a manteiga e quando arrefecer colocar na tarte já cozida.

(15min - 1 hora)
Fácil
***

Cogumelos salteados à Espanhola

















Muito saborosos e rápidos de fazer, fazem uma ótima entrada ou acompanhamento.

COGUMELOS SALTEADOS À ESPANHOLA ("AL ALGILLO") - R#520 - pg.120

Cogumelos Portobello pequenos - 500g
Alhos - 5
Manteiga - 2 c. sopa
Azeite - 1 c. sobremesa
Malagueta - 2
Sal e pimenta q.b.

Levar os alhos cortados ao meio ao lume com as gorduras até alourarem. Acrescenta-se os cogumelos cortados ao meio e as malaguetas inteiras (quanto mais picante se quer mais se parte as malaguetas). Tempera-se com sal e pimenta e estão prontos quando ficarem dourados.

(-15min)
Fácil
****

terça-feira, 18 de março de 2014

Courgettes recheadas com requeijão


































Mais uma receita fácil e saborosa para um jantar que se quer rápido!

COURGETTES RECHEADAS COM REQUEIJÃO - R#2564 - pg.629

Courgettes  - 5
Requeijã o natural - 175g
Fiambre em cubos - 200g
Ovo - 1
Queijo parmesão ralado, sal, pimenta, noz moscada, leite e manteiga q.b.

Corta-se as courgettes ao comprido e tira-se as cabeças. Cozem-se em água com sal durante 5 minutos, escorre-se e passa-se por água fria para parar a cozedura. Depois deixa-se escorrer em papel de cozinha para tirar o máximo de água. Com uma colher pequena retira-se o interior das courgettes e tritura-se com a gema do ovo. Depois mistura-se o requeijão e queijo ralado. Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e envolve-se com a clara de ovo batida em castelo firme. Recheia-se as courgettes e leva-se ao forno médio em tabuleiro untado até alourar.

(15min - 1 hora)
Fácil
****


domingo, 16 de março de 2014

Lombo assado de mostrada, com chutney de ameixa, cenouras "apetitosas" e batatas com molho de manteiga



















Uma refeição fácil e rápida. Tanto o chutney como as cenouras foram feitos antecipadamente porque devem ser conservados em frio. Ambos estes duram dias no frigorífico e são óptimas maneiras de ter um acompanhamento sempre pronto. O chutney é um condimento indiano agridoce e picante, uma geleia que acompanha facilmente carnes e que pode ser feita dos mais diversos frutos.
O lombo de porco assado é de todos os lombos do livro o mais simples, muito rápido e rentável, vale a pena comprar a mostarda dijon, não será o mesmo com a outra. Acompanhei com batatinhas cozidas regadas com um pouco de manteiga derretida, sumo de limão e salsa picada. Em suma, um bom almoço de domingo.


CHANTNI DE AMEIXAS MADURAS - R#20 - pg. 38

Ameixas peladas e sem caroço - 300g
Cenouras cortadas em juliana - 150g
Alhos espremidos - 3
Vinagre branco - 1,5 dl
Tâmaras descaroçadas - 100g
Açúcar amarelo - 30g
Melaço - 1 c. chá
Sal - 15g
Gengibre em pó - 5g
Pimenta caiena - 1 c. café

Deixa-me meia hora ao lume baixinho num tacho tapado as ameixas, as cenouras, os alhos e o vinagre. Passado meia horas junta-se os outros ingredientes e fica a fervilhar tapado mais meia hora mexendo de vez em quando para não queimar. Destapa-se e deixa-me mais meia hora para engrossar. No final deixar arrefecer, colocar num frasco e está pronto.

(penso que abusei na pimenta caiena, nunca tinha usado, ficou muito picante, aviso: cuidado com esse pó vermelho!)

(+ 1hora)
Média
***

CENOURAS APETITOSAS (ALGARVE) - R#439 - pg. 106

Cenouras - 1kg
Cebolas - 2
Alhos - 2
Salsa - 1 ramo
Cominhos - 1 c. café
Azeite, água, pimenta, sal, vinagre

Descascar e cortar as cenouras em rodelas grossas. Cozem-se em água a ferver com sal. Tiram-se da água e escorrem-se ainda um pouco rijas. Leva-se ao lume o azeite, as cebolas e os alhos picados, salteiam-se e junta-se a cebola e a salsa inteira. Deixa-se saltear cerca de 5 min e junta-se vinagre até envolver tudo, tempera com pimenta e cominhos e deixa-se ferver mais 5min. Após arrefecer pode-se enfrascar, colocar no frigorífico e estarão prontos passados 48h.
(+ 1hora)
Fácil
***

LOMBO DE PORCO ASSADO COM MOSTARDA - R#1767 - pg. 427


Lombo de porco
Mostarda dijon, vinagre branco e sal q.b.

Esfrega-se o lombo com sal grosso e leva-se ao forno médio (200º) num tabuleiro pequeno que deixe a carne apertada. Quando começar a alourar, pincelar com mostarda dissolvida num pouco de vinagre e deixar assar até alourar (cerca de mais 10 min).

(+ 1hora)
Fácil
***

quinta-feira, 13 de março de 2014

Crepes "rápidos" de frango, espinafres e cenoura

















Almoço de restos de frango cozido... não parece algo muito interessante, mas com a ajuda de uns crepes tudo fica melhor! Estes devem ser os crepes mais fáceis e rentáveis de sempre.

MASSA PARA CREPES COM ÁGUA - R#2362 - pg.585

Farinha - 200g
Ovos - 3
Água - 1/2 l
Sal q.b.

Juntar 1/3 da água com sal com a farinha até ficar uma massa elástica. Juntar os ovos e mexer. Finalmente juntar o resto da água, mexer e deixar repousar meia hora. Com a frigideira quente passar um guardanapo com um pouco de margarina e pôr 2 colheres de sopa da massa. A massa deverá cobrir o fundo da frigideira todo. Quando douradas e cozidas as bordas, sacudir a frigideira para soltar do fundo e cozer mais um pouco. Depois colocar num prato e rechear.

(Neste caso usou-se o resto do frango da canja desfiado, com espinafres cozidos, cenoura ralada e um pouco de queijo da ilha)

(15min - 1 hora)
Fácil
***

quarta-feira, 12 de março de 2014

Biscoitos "dos Açores"


Quando vi esta receita, fiquei intrigada por não reconhecer estes biscoitos. Acreditando que o seu gosto viesse a avivar a memória, experimentei fazer. O livro não propõe forma portanto inventei. O resultado são uns simples biscoitos, que lembram os biscoitos de orelha da Ilha de Santa Maria mas menos crocantes e com uma nova forma. Uma receita simples e rápida de biscoitos que rende e dura.

BISCOITOS DOS AÇORES - R#3140 - pg.736

Farinha - 1/2 kg
Açúcar - 125g
Manteiga - 125g
Ovos batidos - 3
Fermento em pó - 2 c. chá
Sal - 1 c. café
Leite e manteiga para untar q.b.


"Biscoitos: Tudo quanto é necessário para execução deve estar à mão (...) os tabuleiros untados. O forno aquecido. E a farinha pesada, só depois peneirada"
Peneirada a farinha, acrescentar todos os outros ingredientes, deixando o leite que só será usado caso seja necessário. Moldar os biscoitos e, sobre um tabuleiro untado, levar a um forno quente de 220º.

(15min - 1 hora)
Fácil
**

Canja



Maninho doente, Canjinha para a gente! Este é um prato fácil e muito saboroso, quem diria que o aipo e o toucinho fariam tanta diferença? A canja é a adição do arroz ao caldo de galinha. Este caldo pode ser congelado e serve como o "caldo knorr", dá gosto e engrossa guisados ou como caldo de risotto.

CALDO DE GALINHA - R#594 - pg.134  e  CANJA DE GALINHA - R#607 - pg.136

Galinha - 1
Toucinho fresco - 50g
Aipo - 3 talos
Cebola pequena - 1
Grãos de pimenta - 8
Água, sal e arroz carolino q.b.


Encher a panela de água que dê para cobrir a galinha e ferver na mesma o toucinho, o aipo, a cebola e a pimenta, temperando com sal. Quando estiver a ferver adicionar a galinha e deixar ferver até cozer. Coar tudo e cozer no caldo o arroz (truque da mãe: duas colheres de sopa para cada prato de caldo). Adicionei ainda partes do frango desfiado.

Nota: O limão na minha casa é essencial na canja.

(15min - 1 hora)
Média
****


Salada de Rúcula, Tomates com Atum e Cogumelos Salteados com Queijo Parmesão

















Considerada pelo livro como entrada mas acredito possa ser colocada em tostas ou até sandes. O livro fala de tomates pequenos usei cherry dobrando a quantidade.

TOMATES COM ATUM - R#499 - pg.115  

Tomates cherry - 16
Atum - 1 lata escorrida (85g)
Manteiga – 1 colher de sopa
Maionese, Sal, pimenta e sumo de limão q.b.

O atum e a manteiga são desfeitos juntamente até ficar pasta, misturar o resto dos ingredientes e por fim os tomates escorridos.


(-15min)
FÁCIL
**

COGUMELOS SALTEADOS COM QUEIJO - R#2714 - pg.657 

Óptimo acompanhamento, simples e saborosa. Usei cogumelos pequenos inteiros Portobello em vez de em pedaços como na receita. O importante é escorrer bem da gordura no fim.

Cogumelos frescos – 250g
Manteiga – 1 colher de sopa
Queijo parmesão ralado – 2 colheres de sopa
Sal e pimenta q.b.

Temperar os cogumelos (pouco sal) e saltear na manteiga, polvilhando de vez em quando com queijo ralado.


(-15min)
FÁCIL
***

Ponto de Partida

Chegou finalmente o dia de começar esta aventura!

Antes de mais, penso que devo explicar como tudo isto começou. Este livro é parte integrante de muitas cozinhas portuguesas e na minha família não é exceção. Assumo com orgulho que venho de uma família de cozinheiras onde o prazer de partilhar receitas e experiências, a fé e gosto no que se faz, está presente a cada refeição em família. Este gosto passou para mim, que desde que vim dos Açores estudar para Lisboa, tive que pôr as mãos na massa para conseguir recriar os pratos da mamã que me fazem regressar à ilha.

Faz hoje duas semanas que acabei o curso de Arquitetura e dou inicio assim, ao que acredito ser uma missão, que me aproximará do dom que na minha mãe, avó e bisavó, sempre vi fervilhar. No Natal passado fui surpreendida pela minha cara metade com o livro (o meu pai diz, em tom de brincadeira, que ele quer-me em casa). Era o que faltava para dar começo a esta missão de apreender “tudo” sobre cozinha, com base neste livro, o desafio lançado: 5000 receitas em menos que 10 anos. Um desafio, um hobbie, um motivo de diversão, mas acima de tudo um motivo de aprendizagem e crescimento, que marcará o começo de um ciclo de vida como Mulher.