Esta é uma tarte muito saborosa e um doce muito fresco, óptimo prato para a Primavera que agora começou. A receita original propõe um merengue como cobertura, mas a tarte já ficou tão doce que abdiquei do mesmo. Dependendo da doçura das laranjas, o recheio ficará mais ou menos doce. O mais difícil da receita é a massa, um tipo de massa quebrada.
"Nota: Regras para fazer massa quebrada:
1. pesar os ingredientes com exatidão
2. gelar tudo, ingredientes e utensílios
3. ligar os ingredientes do modo mais leve possível, amassando o menos possível"
MASSA QUEBRADA À AMERICANA com manteiga ou margarina - R#2351 - pg.584
Farinha - 220g
Margarina (ou manteiga) - 150g
Água e sal - q.b.
Peneirar a farinha com o sal e colocar no frigorífico, bem como o resto dos ingredientes, duas facas e um garfo. Passado uma hora colocar a farinha sobre a pedra e a manteiga em cima. Com auxílio das facas, cortar a manteiga sobre a farinha, até ficar um farelo. Aos poucos borrifar a farinha com água gelada, até formar uma bola, que se põe no frigorífico durante meia hora, bem como o rolo da massa. Depois é só estender a massa, rapidamente com o rolo e colocar sobre a tarteira. Colocar um papel vegetal por cima e feijões secos para que a massa coza uniformemente e leva-se ao forno durante 5 minutos. Depois retira-se o papel e os feijões e deixa-se cozer durante mais 10 minutos, ou até alourar.
TARTE DE LARANJA - R#3983 - pg.902
(+1 hora)
Média
***
Receita de massa quebrada
Açúcar - 200g
Sumo de laranjas naturais - 3 dl
Maisena - 3 c. sopa
Gemas de ovos - 2
Manteiga - 2 c. sopa
Dissolver o açúcar e a maisena no sumo e leva-se a lume brando. Quando começar a ferver, mexer e deixar durante 1 minuto. Deixar arrefecer durante um pouco e adicionar as gemas batidas, voltando a levar o lume durante mais 1 minutos. Depois com o lume apagado envolve-se com a manteiga e quando arrefecer colocar na tarte já cozida.
(15min - 1 hora)
Fácil
***
Sem comentários:
Enviar um comentário