segunda-feira, 24 de março de 2014

Bacalhau Carilado com Esparregado


Diferente e saboroso, este Bacalhau Carilado é uma óptima receita para aproveitar restos de bacalhau desfiados. Quase uma caldeirada, é uma receita que rende bastante e que decidi acompanhar com esparregado (uma das minhas comidas favoritas). Uma comida para um dia frio e chuvoso como o de ontem, que até se pode comer à colher.

BACALHAU CARILADO - R#1054 - pg. 237

Bacalhau demolhado e desfiado - 400g
Batatas - 3 grandes
Cebola picada - 1
Alho picado - 1
Alho - francês cortado às rodelas - 1
Aipo - 1 talo picado
Azeite - 2 c. sopa
Tomilho seco - 1 c. café
Concentrado de tomate - 1 c. sopa
Água de cozer o bacalhau, 4 dl
Sal, pimenta, salsa, caril em pó e piri-piri q.b.

Cozer o bacalhau em 1/2 l de água a ferver e logo que levantar fervura, escorrer e guardar a água. Aquecer o azeite num tacho, juntar a cebola, o alho, o alho-francês e o aipo e refogar até a cebola ficar transparente. Povilha-se com o tomilho, a pimenta e o caril e adicionam-se as batatas em rodelas grossas. Deita-se a água de cozer o bacalhau e o tomate. Mexer bem e tapar, ficando a ferver em lume brando até que as batatas fiquem quase cozidas. Nesta altura, junta-se o bacalhau, deixa-se acabar de cozer, tempera-se com piri-piri, rectifica-se o sal e serve-se com salsa picada.

(15min - 1 hora)
Fácil
****

ESPARREGADO DE ESPINAFRES - R#2767 - pg.667

Espinafres - 1 molho
Margarina - 1 c. sopa
Farinha - 1 c. sopa
Leite, sal e noz-moscada q.b.

Cozer os espinafres em pouca água com sal. Quando começar a ferver, escorrer e espremer para retirar bem a água. Desfazer a gordura com a farinha num tacho até formar uma pasta, acrescenta-se leite quente aos poucos (a quantidade vai depender do quão grosso se quer o molho). Retifica-se o sal e uma pitada de noz-moscada e acrescenta-se os espinafres. Passar a varinha-mágica e está pronto!

(-15min)
Fácil
***

Sem comentários:

Enviar um comentário